Na filosofia grega os pensadores da época  combinaram
termos téchne (arte, técnica e destreza)e logos (palavra). 
Esses termos norteavam os discursos sobre o método, o sentindo 
e a finalidade das artes e da técnica no mundo grego.
A palavra técnica e a arte tinham apenas uma 
diferença expressiva: a téchne 
não era uma habilidade qualquer pois requeria o uso 
de certas regras.


Obs:
 [A técnica nos vocábulos gregos é o tipo de 
conhecimento primário, o mais “inferior”, pois é 
ligada a técnica. diferente de outros vocábulos, 
como a episteme, que é o conhecimento cientifico 
(que nós chamamos de ciência) essa vai além da téchne.
E também a Gnosis que era tida como o conhecimento superior, 
era o cosmo, o conhecimento universal.]
Segundo Heródoto (geógrafo e historiador grego.) o termo téchne é um
"saber fazer de forma eficaz",
ou seja, um saber prático, um saber do artesão.
Já para Platão seu sentido diz respeito à "realização 
material e concreta de algo".
Resumindo: a téchne nos permite transformar a nossa 
realidade, a realidade natural, em realidade artificial 
para nos servir. Um exemplo clássico é a “descoberta” 
do fogo, que desde os primórdios nos é de extrema 
importância. 
Através da téchne nós mudamos o ambiente natural para 
poder nos ser útil.

Pela concepção aristotélica a téchne
é superior a experiência, mas inferior ao raciocínio.




“porque o exercício elaborado da razão (pensamento crítico 
e técnico), aplicado ao “saber-fazer algo”, é justamente o
que aqui chamamos de tecnologia: a razão aplicada à 
técnica, enquanto arte e ofício. Nestes moldes, a técnica 
também será um “estado da arte”.

Saltando um pouco para a idade média, a palavra ars era 
empregada da mesma forma que a téchne, o que aos poucos 
foi tomando outra dimensão. A ars mechanica foi a
ssumindo as características da palavra técnica, 
que nós empregamos hoje.
Já na idade moderna a técnica foi agregada a palavra 
“ciência” o que Fez surgir um novo ramo do conhecmento:
a tecnologia, “uma técnica que emprega o 
conhecimento cientifico”, a téchne e a epsteme unidas.
 Texto complementar 

“O método científico moderno envolve raciocínio e experimento. Para dar um exemplo simples: no início de uma investigação científica uma idéia é postulada – frequentemente baseada numa visão inspirada. Em seguida isso é desenvolvido numa hipótese por meio do raciocínio puro – um processo chamado de “método indutivo”. As conseqüências práticas dessa hipótese devem então ser deduzidas matematicamente, e a idéia é testada de maneira experimental. Se há discrepâncias entre a hipótese e os resultados experimentais ou as observações, a hipótese deve ser alterada e os experimentos, repetidos até que haja concordância entre raciocínio e experiência; se não houver, a idéia é descartada. Quando o raciocínio e a verificação prática por fim concordam, a hipótese é promovida ao status de teoria. Pode, então, ser usada para tentar explicar um panorama mais generalizado que o conceito original e talvez venha a durar muitos anos. No entanto, crucialmente, jamais é considerada a única teoria que pode se aplicar aos fatos, e a boa ciência permite que novas idéias sejam introduzidas e possam destruir velhas teorias ou demandar mudanças radicais.” 

White Michael, 2007,Galileu Anticristo : Uma Biografia EDITORA RECORD, 334 pág.
Chegando ao mundo atual, umas das discussões acerca da
tecnologia é a distorção entre a distinção de: ciência
pura da ciência aplicada e a aplicabilidade de ambas,
Principalmente em relação a ultima, se seu uso é benigno 
ou Perverso. Questões como o avanço tecnológico; a 
concentração da tecnologia na mão de poucos, enquanto 
muita gente é excluída desses avanços 
(não só na área eletrônica, mas também na saúde etc.) 
outras usufruem exacerbadamente; 
a questão da preservação ambiental, entre outras. 

Texto complementar  
As ciências puras ou ciências fundamentais são a parte da ciência que descreve os mais básicos objetos, forças e relações entre eles e as leis que os governam, como por exemplo que todos os outros fenômenos podem ser em princípio derivados desses, seguindo a lógica do reducionismo científico
As ciências aplicadas é o ramo das ciências que visam a aplicação do conhecimento para a solução de problemas práticos. As ciências aplicadas são importantes para o desenvolvimento tecnológico. Seu uso no cenário industrial é normalmente referenciado como pesquisa e desenvolvimento (P&D).


A grande questão é: independentemente se há benefícios 
ou malefícios acarretados pelas ciências, mas 
especificamente pela tecnologia. Essa muda não 
só o ambiente em que vivemos 
(a natureza, espaço físico), mas muda primordialmente a 
sociedade como um todo. A tecnologia no mundo atual 
criou uma cultura, ou melhor, várias, aculturou muita gente, 
criou vícios e virtudes e atua diretamente no comportamento 
das pessoas. Não devemos nos restringir meramente aos usos 
dos sistemas técnicos , mas também pelos papeis que se atribuem 
ao social.










Postado por programação on quinta-feira, 21 de abril de 2011

3 comentários

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  2. Unknown Says:
  3. Este comentário foi removido pelo autor.  
  4. Anônimo Says:
  5. saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

     

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