Na filosofia grega os pensadores da época combinaram
termos téchne (arte, técnica e destreza)e logos (palavra).
Esses termos norteavam os discursos sobre o método, o sentindo
e a finalidade das artes e da técnica no mundo grego.
termos téchne (arte, técnica e destreza)e logos (palavra).
Esses termos norteavam os discursos sobre o método, o sentindo
e a finalidade das artes e da técnica no mundo grego.
A palavra técnica e a arte tinham apenas uma
diferença expressiva: a téchne
diferença expressiva: a téchne
não era uma habilidade qualquer pois requeria o uso
de certas regras.
de certas regras.
Obs:
[A técnica nos vocábulos gregos é o tipo de
conhecimento primário, o mais “inferior”, pois é
ligada a técnica. diferente de outros vocábulos,
como a episteme, que é o conhecimento cientifico
(que nós chamamos de ciência) essa vai além da téchne.
conhecimento primário, o mais “inferior”, pois é
ligada a técnica. diferente de outros vocábulos,
como a episteme, que é o conhecimento cientifico
(que nós chamamos de ciência) essa vai além da téchne.
E também a Gnosis que era tida como o conhecimento superior,
era o cosmo, o conhecimento universal.]
era o cosmo, o conhecimento universal.]
Segundo Heródoto (geógrafo e historiador grego.) o termo téchne é um
"saber fazer de forma eficaz",
ou seja, um saber prático, um saber do artesão.
Já para Platão seu sentido diz respeito à "realização
material e concreta de algo".
material e concreta de algo".
Resumindo: a téchne nos permite transformar a nossa
realidade, a realidade natural, em realidade artificial
para nos servir. Um exemplo clássico é a “descoberta”
do fogo, que desde os primórdios nos é de extrema
importância.
Através da téchne nós mudamos o ambiente natural para
poder nos ser útil.
realidade, a realidade natural, em realidade artificial
para nos servir. Um exemplo clássico é a “descoberta”
do fogo, que desde os primórdios nos é de extrema
importância.
Através da téchne nós mudamos o ambiente natural para
poder nos ser útil.
Pela concepção aristotélica a téchne
é superior a experiência, mas inferior ao raciocínio.
“porque o exercício elaborado da razão (pensamento crítico
e técnico), aplicado ao “saber-fazer algo”, é justamente o
que aqui chamamos de tecnologia: a razão aplicada à
técnica, enquanto arte e ofício. Nestes moldes, a técnica
também será um “estado da arte”.”
e técnico), aplicado ao “saber-fazer algo”, é justamente o
que aqui chamamos de tecnologia: a razão aplicada à
técnica, enquanto arte e ofício. Nestes moldes, a técnica
também será um “estado da arte”.”
Saltando um pouco para a idade média, a palavra ars era
empregada da mesma forma que a téchne, o que aos poucos
foi tomando outra dimensão. A ars mechanica foi a
ssumindo as características da palavra técnica,
que nós empregamos hoje.
empregada da mesma forma que a téchne, o que aos poucos
foi tomando outra dimensão. A ars mechanica foi a
ssumindo as características da palavra técnica,
que nós empregamos hoje.
Já na idade moderna a técnica foi agregada a palavra
“ciência” o que Fez surgir um novo ramo do conhecmento:
a tecnologia, “uma técnica que emprega o
conhecimento cientifico”, a téchne e a epsteme unidas.
“ciência” o que Fez surgir um novo ramo do conhecmento:
a tecnologia, “uma técnica que emprega o
conhecimento cientifico”, a téchne e a epsteme unidas.
Texto complementar
Chegando ao mundo atual, umas das discussões acerca da“O método científico moderno envolve raciocínio e experimento. Para dar um exemplo simples: no início de uma investigação científica uma idéia é postulada – frequentemente baseada numa visão inspirada. Em seguida isso é desenvolvido numa hipótese por meio do raciocínio puro – um processo chamado de “método indutivo”. As conseqüências práticas dessa hipótese devem então ser deduzidas matematicamente, e a idéia é testada de maneira experimental. Se há discrepâncias entre a hipótese e os resultados experimentais ou as observações, a hipótese deve ser alterada e os experimentos, repetidos até que haja concordância entre raciocínio e experiência; se não houver, a idéia é descartada. Quando o raciocínio e a verificação prática por fim concordam, a hipótese é promovida ao status de teoria. Pode, então, ser usada para tentar explicar um panorama mais generalizado que o conceito original e talvez venha a durar muitos anos. No entanto, crucialmente, jamais é considerada a única teoria que pode se aplicar aos fatos, e a boa ciência permite que novas idéias sejam introduzidas e possam destruir velhas teorias ou demandar mudanças radicais.” White Michael, 2007,Galileu Anticristo : Uma Biografia EDITORA RECORD, 334 pág. |
tecnologia é a distorção entre a distinção de: ciência
pura da ciência aplicada e a aplicabilidade de ambas,
Principalmente em relação a ultima, se seu uso é benigno
ou Perverso. Questões como o avanço tecnológico; a
concentração da tecnologia na mão de poucos, enquanto
muita gente é excluída desses avanços
(não só na área eletrônica, mas também na saúde etc.)
outras usufruem exacerbadamente;
ou Perverso. Questões como o avanço tecnológico; a
concentração da tecnologia na mão de poucos, enquanto
muita gente é excluída desses avanços
(não só na área eletrônica, mas também na saúde etc.)
outras usufruem exacerbadamente;
a questão da preservação ambiental, entre outras.
Texto complementar
As ciências puras ou ciências fundamentais são a parte da ciência que descreve os mais básicos objetos, forças e relações entre eles e as leis que os governam, como por exemplo que todos os outros fenômenos podem ser em princípio derivados desses, seguindo a lógica do reducionismo científico As ciências aplicadas é o ramo das ciências que visam a aplicação do conhecimento para a solução de problemas práticos. As ciências aplicadas são importantes para o desenvolvimento tecnológico. Seu uso no cenário industrial é normalmente referenciado como pesquisa e desenvolvimento (P&D). |
A grande questão é: independentemente se há benefícios
ou malefícios acarretados pelas ciências, mas
especificamente pela tecnologia. Essa muda não
só o ambiente em que vivemos
(a natureza, espaço físico), mas muda primordialmente a
sociedade como um todo. A tecnologia no mundo atual
criou uma cultura, ou melhor, várias, aculturou muita gente,
criou vícios e virtudes e atua diretamente no comportamento
das pessoas. Não devemos nos restringir meramente aos usos
dos sistemas técnicos , mas também pelos papeis que se atribuem
ao social.
ou malefícios acarretados pelas ciências, mas
especificamente pela tecnologia. Essa muda não
só o ambiente em que vivemos
(a natureza, espaço físico), mas muda primordialmente a
sociedade como um todo. A tecnologia no mundo atual
criou uma cultura, ou melhor, várias, aculturou muita gente,
criou vícios e virtudes e atua diretamente no comportamento
das pessoas. Não devemos nos restringir meramente aos usos
dos sistemas técnicos , mas também pelos papeis que se atribuem
ao social.
saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa