como já abordado em postagens antigas, tecnologia é de origem grega, o prefixo “techne” significa "ofício" e o sufixo “logia” corresponde a "que diz".
no mundo moderno a tecnologia nos serve de várias maneiras, uma delas é associado à educação.
com o "boom" dos meios de informações ais como a internet, celular etc. essas tecnologias começaram a servir de auxílio em outras áreas do conhecimento , a era da informação
transformou alunos espectadores, em alunos participantes.
o usuário que antigamente apenas via a noticia, agora ele mesmo faz a noticia. interage com ela de forma ativa. esse avanço na tecnologia, nos meios da informação fez com que a educação sofresse uma ruptura em seus meios técnicos defasados e sucateados e agregasse a tecnologia da informação(TI) À tecnologia da educação(TE).
A educação e as redes sociais

"A educação não pode, portanto, evitar o computador e filtrar sites como Orkut e YouTube. Educar é preparar para usar bem, com critério, ética e responsabilidade", opina Lilian.
temos que nos adaptar a nova realidade, não tentar repudia-la
não podemos fazer de conta que as redes sociais não existem, temos que nos adaptar a essa
realidade. transformar o que era o "ócio" em produtividade, em educação. esse é o difícil. papel do profissional de (TE).
o twitter hoje em dia, é usado de diferentes formas, ao contrario do que muitos pensam, o twitter não serve unicamente como um micro blog que você coloca a sua vida em 140 caracteres. mas sim um grande veículo de informação. em primeira mão qualquer
noticia no mundo é transmitida pelo mundo inteiro. em menos de horas já tem fotos no twitpic, videos, as famosas hash tags etc.
então um profissional que sabe utilizar desses recursos além de dar uma aula lúdica para os seus alunos, também fará com que eles adquiram conhecim
ento de
uma maneira espontânea.
outros exemplos das redes sociais uilizadas na
TE
- Criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classe ou disiciplina
- Compartilhar informações e idéias com outros profissionais e especialistas nos temas que estão estudados pelos alunos em sala de aula
- Aprender sobre redes sociais
- Criar um canal de comunicação entre estudantes de diferentes escolas e com interesses em comum
Sala de aula interativa

a sala de aula interativa é uma realidade distante de muitos ainda, mas que com passos curtos alcançará seus objetivo. essa sala dispoe de material multimídia, biblioteca virtual etc.
o que chama atenção é você ter a oportunidade de assistir aula presencial e assistir a distancia,
com isso o aluno terá disponibilidade de material didático na web. tal como exercícios, aposilas, videos etc. isso tudo quebraria com aquele padrão aluno professor, quadro, copiar.
Porém é certo que esteja apenas iniciando a proliferação desse tipo de ensino.
Para promover a sala de aula interativa o professor precisa desenvolver pelo menos cinco habilidades, entre outras:
- - Pressupor a participação-intervenção dos alunos, sabendo que participar é muito mais que responder "sim" ou "não", é muito mais que escolher uma opção dada; participar é atuar na construção do conhecimento e da comunicação;
- - Garantir a bidirecionalidade da emissão e recepção, sabendo que a comunicação e a aprendizagem são produzidas pela ação conjunta do professor e dos alunos;
- - Disponibilizar múltiplas redes articulatórias, sabendo que não se propõe uma mensagem fechada, ao contrário, se oferece informações em redes de conexões, permitindo ao receptor ampla liberdade de associações, de significações;
- - Engendrar a cooperação, sabendo que a comunicação e o conhecimento se constroem entre alunos e professor como co-criação e não no trabalho solitário;
- - Suscitar a expressão e a confrontação das subjetividades, sabendo que a fala livre e plural supõe lidar com as diferenças na construção da tolerância e da democracia.
A internet

A Internet, além de permitir o compartilhamento e o acesso a um universo de informações, favorece a
integração de equipes para trabalho cooperativo, estejam elas em qualquer tempo ou lugar - fator que a
diferencia de qualquer outra inovação tecnológica surgida nos últimos tempos e que vem alavancando a
Educação a Distância.
Nos últimos cinco anos, muitas instituições, universidades e empresas iniciaram a produção de sistemas
gerenciadores de cursos, chamados LMS - Learning Management System -, para o oferecimento de
cursos online. Esses sistemas têm evoluído muito, embora, do ponto de vista pedagógico, os cursos
ministrados persistam no modelo tradicional de ensino, subutilizando a Internet.
ainda em relação as instituições
de ensino outro crescente meio de interação entre aluno e professor por meio da internet, são os sites de gerenciamento em grupo. aonde os alunos e professores podem discutir, debater, mandar apostilas, fazer trabalhos. como uma sala de aula mesmo, só que online.
A exclusão digital

por mais que a tecnologia esteja a cada dia mais crescente em nosso cotidiano, nas escolas em casa etc.
o numero de pessoas que não tem acesso a esse crescimento ainda é muito grande gerando um novo tipo de segregação social. a que podemos chamar de EXCLUSÃO DIGITAL
.
Em 2001, 12,46% da população brasileira dispunha de acesso em seus lares a computador e
8,31% à Internet. (Mapa da exclusão digital, 2003). Isto caracteriza uma exclusão sem
precedentes, mesmo considerando as questões de raça, cor ou religião. (SETTE, 2000).
existe vários fatores para que esse tipo de estatística aconteça uns deles são: a renda, a educação e a localização geográfica. Quanto menor a renda e/ou o nível de escolarização e/ou mais distante dos grandes centros,
menor é o acesso às chamadas ferramentas da "Era da Informação".
quando falamos em relação a renda, o salário mínimo que muitos brasileiros nem ganham certo esse mínimo
ganham menos que o mínimo ( aqui no brasil isso é possível) e por mais que os computadores fiquem mais acessíveis no sentido de preço etc. (segundo a lei de Moore) o salário de muitos brasileiros ainda não conseguem comprar essa tecnologia, já que muito mal conseguem sustentar as necessidades básicas como a alimentação, saúde etc.
Os mais pobres não possuem despesas digitais, enquanto os mais ricos gastam em torno de
1,06% de seus gastos totais com microcomputadores e acessórios. (Centro de Pesquisas
Sociais - FGV, 2003).
Mesmo considerando o acesso a computadores em instalações escolares (onde o número de
equipamentos é pequeno) e empresariais (onde este acesso é dirigido ao foco da organização),
a oportunidade de uso pelos excluídos ainda é insignificante.
Levando-se em conta a educação,
As propostas dos países do Primeiro Mundo têm sido deliberadamente ambiciosas no que tange
ao acesso à Internet por meio da rede de ensino público. Em alguns casos, os esforços têm sido
dirigidos para dar acesso e disponibilizar infra-estrutura física em todas as escolas. Em outros,
os investimentos têm-se orientado também para redirecionar os objetivos educacionais, treinar
professores e oferecer-lhes recursos para desenvolver novas metodologias adequadas à
utilização da nova mídia e à avaliação de seus impactos na educação.
Conclusão
"Considerando que "É papel do Estado dedicar especial atenção à incorporação dos segmentos
sociais menos favorecidos e de baixa renda à sociedade da informação. O Estado, nesse
particular, tem responsabilidade de induzir o setor privado a se envolver no movimento de
universalização e a participar ativamente das ações neste sentido"
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, é contraditório a não
utilização da infra-estrutura de empresa pública já implantada.
Os programas e propostas governamentais, para a universalização do acesso aos serviços de
Internet requerem ações focadas em pelo menos três grandes abordagens: educação pública,
informação para a cidadania e incentivo à montagem de centros de serviço de acesso público à
Internet, a exemplo do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - FUST.
À luz dessa realidade é possível imaginar a grande responsabilidade que têm os governantes
(em particular), os setores organizados da sociedade e as empresas (em geral). Como exemplo
de esforços globais, pode-se destacar a iniciativa do Fórum Econômico Mundial, que criou uma
força-tarefa para discutir o tema. Iniciativas inovadoras têm sido, também, lançadas no Brasil e
alcançado reconhecimento internacional, como os projetos do CDI _Comitê de Democratização
da Informática_ e do Instituto Ayrton Senna, com o desenvolvimento de novas idéias para
aplicação da informática no ensino público. "
mtoo mtoo mtooo legal ! o blog aborda cm mta clareza [oq é mais importante nos blogs] e cm exatidao [oq é importante em uma noticia].
gostei mto do q li.